sábado, 10 de agosto de 2013

Tecido SUZANI

0 comentários
Colorido, tradição e arte se fundem para criar um tecido! A palavra Suzani vem da Pérsia e significa agulha. É um trabalho de bordado com origem na Ásia Central onde hoje fica o Uzbequistão, esta tradição se estendeu pela rota da seda interconectando culturas da Europa, Turquia, China e o mundo islâmico.
 

A criação do design Suzani está fortemente ligada à tradição: o trabalho de bordado  começava no nascimento da menina da família e terminava no seu casamento, o tecido tinha o propósito de servir como uma espécie de dote.
Cada membro da família bordava uma parte do desenho o que conferia, muitas vezes, um aspecto assimétrico, mas charmoso aos tecidos. Os “shades” das cores também variavam, pois o tingimento era natural e como os banhos eram feitos separadamente, as cores tinham uma diferença.
 
  
Os antigos exemplares destes tecidos são muito valorizados, mas os atuais, hoje são utlizados em poltronas, pufs, almofadas e mesmo como mantas.
No século XX, com a queda da União Soviética os artesãos do Uzbequistão começaram a revitalizar suas tradições e técnicas.




 
 
Os mais antigos tecidos conhecidos datam do século XVIII porém poucos museus têm exemplares desta técnica porque eles eram feitos em casa e para uso da família, raramente se vê algum registro de comerciantes ou viajantes sobre o tema.
Aqui no Brasil a Conceito Firma Casa, Artefacto Basic e a Artisan Móveis Bem Pensados comercializam alguns produtos neste tecido.
 
As havaianas também entraram no espírito e lançaram uma coleção inspirada nos bordados Suzani.
 
 


Postar um comentário

Fala aí!