terça-feira, 2 de abril de 2013

Cores: Celadon

0 comentários

O verde jade esmalte pálido que nasceu no mundo da cerâmica ganha novas interpretações em móveis e objetos.



Paaaara tuuudo! Essa cor é tudo de bom! Na verdade, você com certeza já viu esta cor em algum lugar, mas não estava familiarizado com seu nome: Celadon!

No passado, o termo Celadon era usado para designar peças específicas de cerâmica esmaltada em verde, produzidas no norte e no sul da China. Este tipo de mercadoria foi inventado na China antiga, como na província de Zhejiang. A cerâmica Celadon, desde então, se espalhou para várias regiões da Ásia, como o norte da Tailândia.

Acredita-se que o nome venha de um personagem de teatro famoso que trajava uma faixa no mesmo tom. Uma teoria é que o termo apareceu pela primeira vez na França no século XVII e que tem o nome do pastor Celadon em Honoré d’ Urfé, o francês romance pastoral, J” Astrée (1627).

Os objetos de cerâmica Celadon têm como principal característica a cor e o acabamento, que traz um leve craquelê amarronzado (rachaduras no esmalte produzido numa grande variedade de cores). A cor é produzida por óxido de ferro na receita vidrado ou do corpo da argila. Com o passar dos anos, a palavrinha Celadon se disseminou e começou a ser usada também para denominar a própria cor presente nas cerâmicas.

Agora que você já sabe a origem desse verde, confira inspirações e aprenda como usá-lo na sua casa, pois ele continua mais atual do que nunca!








 
Fontes: www.casadevalentina.com.br; estoriasdesign.blogspot.com ; tisousa.blogspot.com ; colunistas.ig.com.br ; anfitria.com.br ; www.garotasmodernas.com ;vivabem.band.uol.com.br ;blogervadocecasa.com  ; badalando.com.br ;
visitados em 02.04.13 

Postar um comentário

Fala aí!